Truta – Sua história e benefícios

A truta é um peixe da família do salmão.

Dentre os diversos tipos de trutas, a que melhor se adaptou ao cativeiro foi a rainbow (arco-íris).

Esta espécie, originária da costa oeste da América do Norte, exige águas puras, cristalinas e muito oxigenadas, encontrando nas frias corredeiras dos rios de montanha um habitat perfeito para sua criação.

Ao longo da história, a truta – prima-irmã do salmão – vem se constituindo em um dos peixes mais apreciados pelos “gourmets” em todo o mundo.

Já na Idade Média, ocupava lugar de destaque na mesa dos nobres europeus, que se deliciavam com sua carne de sabor delicado.

Peixe de boa textura, carne macia e espinha dorsal única (o que facilita a degustação).

A truta representa o que há de melhor em termos alimentares:

-o baixo teor de calorias associado às fontes de cálcio e fósforo.

Além da presença de um ácido-graxo essencial: o ômega-3, verdadeira arma no combate ao colesterol.

Propriedades Nutricionais

As melhores trutas do mundo podem ser encontradas nas Montanhas Rochosas na América do Norte, nos Alpes e nos Pirineus na Europa, nos Andes na América Latina e nas regiões serranas do Brasil.

Em todos estes lugares de clima ameno e natureza generosa, a truta Arco-Íris faz a delícia de quem gosta de um peixe.

Que, além de ser uma excelente fonte de vitaminas, proteínas e sais mineiras, ainda reduz o colesterol de quem o consome regularmente.

A truta, peixe rico em ácidos graxos ômega-3, fornece grande quantidade de vitaminas, fósforo e cálcio, e seu índice de proteínas é mais alto do que o da carne bovina.

Além disso, por apresentar baixo teor de calorias, ela é recomendada para dietas de emagrecimento.

E, ao lado do seu alto valor nutritivo, a carne tenra e o paladar suave da truta permitem criar pratos muito preciosos.

Que ficam ainda melhores quando acompanhados de um bom vinho branco, seco, e batatas cozidas.

Desses pratos, os mais conhecidos são a truite au bleu (quando a truta fica azulada durante o preparo) e a truta ao molho de amêndoas.

De origem européia, estes pratos estão entre os mais consumidos em todo o mundo.

Sendo muito apreciados na Alemanha, França, Estados Unidos e Canadá.

Conheça o Ômega-3

As trutas são fontes naturais de proteínas, vitaminas, sais minerais e ácidos graxos, dentre eles o Ômega-3.

O Ômega-3, encontrado em maior quantidade nos peixes de água fria.

É um ácido poli-insaturado que tem por propriedade a redução do nível de colesterol no sangue

E está concentrado na parte mais escura do peixe, perto da espinha.

Quando ingerido regularmente, é responsável por uma série de melhorias em nosso metabolismo, tais como:

diminuir em 50% o risco de um ataque cardíaco regularizando a frequência do coração;
baixar a pressão sanguínea;
prevenir a formação de coágulos;
reduzir a gordura do sangue;
diminuir a possibilidade de derrame;
diminuir o risco de asma em crianças, entre outras.

Além de ser um peixe muito saboroso, a truta é realmente uma grande aliada da saúde.

Leia mais no artigo do blog trutasdaserrinha

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